SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO TEXTO “MELANCIA E COCO VERDE”, DE RICARDO
AZEVEDO.
ETAPA 1 - ANTES DA LEITURA
Iremos iniciar uma conversa sobre o texto “Melancia e Coco Verde”,
de Ricardo Azevedo, para isso pensarmos sobre algumas questões:
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO:
O professor irá conversar com os alunos em uma roda de conversa (
sala em círculo) sobre o que o título, além disso, colocará a imagem do texto
no Datashow e explorará a mesma, por meio das seguintes questões:
1- Que imagem vocês
veem no texto?
2- O que vocês
acham que representa a imagem?
3- Onde vocês acham
que se passa a história?
4- Por que vocês
acham isso?
5- Em um texto como
esse o que pode acontecer?
6- Pensem em
personagens, fatos e cenários.
7- Vocês já leram
algum texto do Ricardo de Azevedo? Quais?
Nesse momento o professor levará os alunos na biblioteca, esta já
estará organizada com os livros do autor em exposição, os alunos farão uma
biografia coletiva.
ETAPA 2 – DURANTE A LEITURA
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO.
Agora iremos fazer a
leitura do texto, os alunos estarão sentados em duplas para acompanhar a
leitura do texto.
CHECAGEM DE HIPÓTESES: Ao longo da leitura, o leitor
estará checando constantemente essas suas hipóteses, isto é, confirmando-as ou
desconfirmando-as e, consequentemente, buscando novas hipóteses mais adequadas.
Se assim não fosse, o leitor iria por um caminho e o texto por outro.
ETAPA 3 (EM DIANTE) – DEPOIS DA LEITURA
CAPACIDADES DE DECODIFICAÇÃO
Compreensão do uso do pronome (tu), uso dos verbos, linguagem
formal e informal (questionar os alunos), percepção do discurso em prosa e em
verso, ditados populares, as repetições de palavras no texto como: crescia e
falava.
ETAPA 4 – LOCALIZAÇÃO E/OU
CÓPIA DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Nesse momento, vamos trabalhar por meio da discussão oral com as
seguintes perguntas:
1- Quem é o
narrador?
2- Quais os
personagens da história?
3- Onde se passa a
história?
4- De acordo com os
versos “Essa vida...o seu amor!” a noiva compreendeu o recado e arregalou os
olhos. Depois saltou um grito desfalecida no chão da sala. Localize a
informação do acontecimento, o espaço e tempo.
5- Explique a
temática central do texto.
6- Qual a
importância do índio no desenrolar da história?
ETAPA 5: COMPARAÇÃO DE
INFORMAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Leitura compartilhada (reconto da história)
Discussão:
1- Se as meninas
fossem a personagem, casariam ou esperariam o moço?
2- Se os meninos
fossem Coco Verde, eles ficariam para ajudar os amigos ou iriam ao encontro do
grande amor?
3- Vocês
acreditam que exista um amor assim? Justifique sua resposta.
ETAPA 6: GENERALIZAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Conclusões gerais sobre o fato, a situação, exemplos e
explicações. Poderá ser realizada por meio de um debate regrado.
1- Era amor ou
paixão que existia entre Melancia e Coco Verde? Considere sua separação.
2- Considerando o
desejo do pai, o que foi mais forte: o amor ou à distância?
3- Traria a riqueza
do primo mais felicidade que o amor do soldado?
4- Por que ao
receber o recado de que o soldado estava vivo a moça desistiu do casamento?
ETAPA 7: PRODUÇÃO DE
INFERÊNCIAS LOCAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Compreensão de vocábulos desconhecidos, fazer inferências, ou
seja, descobrir pelo contexto o significado do termo:
Estanceiro – parentalha – chimarrão.
Uso do dicionário (verbete) dentro do texto.
ETAPA 8: PRODUÇÃO DE
INFERÊNCIAS GLOBAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Trazer o conhecimento de mundo e lógico.
Por que as personagens têm o nome de Melancia e Coco Verde?
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
ETAPA 9: RECUPERAÇÃO DO
CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO
Para interpretar um texto
discursivamente, é preciso situá-lo: Quem é seu autor? Que posição social ele
ocupa? Que ideologias assume e coloca em circulação? Em que situação escreve?
Em que veículo ou instituição? Com que finalidade? Quem ele julga que o lerá?
Que lugar social e que ideologias ele supõe que este leitor intentado ocupa e assume?
Como ele valora seus temas? Positivamente? Negativamente? Que grau de adesão
ele intenta? Sem isso, a compreensão de um texto fica num nível de adesão ao
conteúdo literal, pouco desejável a uma leitura crítica e cidadã.
ETAPA 10: DEFINIÇÃO DE
FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Fruir esteticamente;
Conhecer a cultura da região que a obra aborda;
Conhecer os hábitos e costumes do local.
ETAPA 11: PERCEPÇÃO DE
RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
No nível temático: Ler um texto é colocá-lo em relação com outros
textos já conhecidos, outros textos que estão tramados a este texto, outros
textos que poderão dele resultar como réplicas ou respostas. Quando esta
relação se estabelece pelos temas ou conteúdos abordados nos diversos textos,
chamamos a isso intertextualidade. Uma sugestão de intertexto é o poema
bem-me-quer. Com o poema será abordado às semelhanças que existem entre o texto
e o poema? Comente.
Outra opção de intertexto é a tira do Menino Maluquinho ou outra
tira relacionada a casamento nos dias atuais. Professor inicie com as seguintes
perguntas:
1- O que aconteceu
no primeiro quadrinho?
2- O que poderemos
ter depois?
3- O que acontece
no segundo quadrinho?
4- O que teremos no
terceiro?
5- Por que há o
humor? O que gera o riso?
6- É possível
notar, pela leitura, uma relação de intertextualidade? Qual?
7- Como o amor é
representado?
ETAPA 12: PERCEPÇÃO DE
RELAÇÕES DE INTERDISCURSIVIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Relação com a cantiga de roda: Ciranda, cirandinha; ditados
populares, valores conotativos e denotativos.
ETAPA 13: PERCEPÇÃO DE
OUTRAS LINGUAGENS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Percepção de outras linguagens (imagens e sons) como elementos
constitutivos não somente na linguagem verbal e escrita.
ETAPA 14: ELABORAÇÃO DE
APRECIAÇÕES ESTÉTICAS E/OU AFETIVAS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Ao ler, replicamos ou reagimos ao texto constantemente: sentimos prazer, deixamo-nos enlevar e apreciamos o belo na forma da linguagem, ou odiamos e achamos feio o resultado da construção do autor; gostamos ou não gostamos, pelas mais variadas razões. E isso pode, inclusive, interromper a leitura ou levar a muitos outros textos. Para isso, vamos visualizar imagens sobre casamento. Dessa forma, o professor busca imagens, fotos de casamento nos dias atuais e como eram antigamente, para os alunos visualizarem as semelhanças e diferenças do relacionamento.
ETAPA 15: ELABORAÇÃO DE
APRECIAÇÕES RELATIVAS A VALORES ÉTICOS E/OU POLÍTICOS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO
E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Propor um debate com o tema “Preconceito social” que levará os alunos a uma criticidade sobre o assunto discutido.
1- Por que as ações
das personagens Melancia e Coco Verde?
2- Qual é a crítica
que há no texto gerador?
3- De que forma o
amor foi abordado nos diversos textos lidos?
4- Compare o amor
de antigamente com os dias atuais. Quais as semelhanças e diferenças do
comportamento de hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário