quarta-feira, 12 de junho de 2013

Minha experiência com a leitura
 
Por Neusa Costa
 
Olá, o meu depoimento de leitora lembra o de alguns colegas e quem me incentivou a ler foi a prática de devorar livros de meu irmão , que lia tudo como a Danuza diz que faz. Lia não, lê . Desde muito pequeno vivia aprocura do que ler. como era mais velho,tudo o que ele trazia , despertava minha curiosidade.
Uma situação que eu lembrei ao ler o depoimento do Anderson foi que quando criança, morávamos em casa de aluguel e a dona tinha um porão. Um, dia ela esqueceu o porão aberto e e e meus irmãos entramos e encontramos um verdadeiro tesouro:gibis para todo lado. Eu nem sabia ler, mas o contato com aqueles personagens me fizeram ficar um bom tempo escondida com eles. Isso também me rendeu umas boas palmadas , porque a mulher reclaou com a minha mãe.
Na escola, foi minha professora, inesquecível como eu gostaria de ser, que me fez ficar mais encantada com a leitura. Ela lia livros de mistério, contando um capítulo por dia. Ninguém faltava, curioso por saber como terminaria aquela história( o primeiro livro que ela leu foi O gênio do crime). Depois pedia que lêssemos outros e cobrava em forma de prova.
Gostei muito da expeiência de ter trabalhado com as aulas de leitura e produção de texto, que nos permitiram focar nos gêneros e analisa-los com mais profundidade. Pena que acabou.
Hoje peço e cobro do aluno a leitura de um livro(narrativa) ,a critério deles.Eles tem um roteiro, que privilegia as principais características do gênero e fazem um resumo colocando suas opiniôes.
Procuro ler, mas nossa profissão tão cheia de terefas, me impede de ler tanto quanto gostaria.Ah, muitos livros que eu li foi por conta do resumo de meus alunos que despertaram a minha curiosidade para conhecer algumas obras.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário