domingo, 2 de junho de 2013

Charge - uma leitura atual - como trabalhar com os alunos?


Segundo Oliveira (2001, p. 265) “(...) os textos chargísticos constituem, por isso, uma vasta memória social, sem a qual não poderia haver História, que só se constitui pelo discurso. E ainda: “o que merece destaque, porém, é a imprescindível relação do fato histórico com o texto chargístico, este, por recuperar aquele, torna-o memorável. “
Por isso, explicarmos para os alunos, estas características, chamar atenção para que se atentem as esses fatos, torna-se o ponto de partida para o ensino desse gênero textual. Por meio dessa conversa geramos um debate com as diversas opiniões, contradições de ideia.

Devemos selecionar a charge e trabalhar as estratégias de leitura, antes de comentar qualquer característica dela. Por exemplo, essa charge:


Conversar com os alunos sobre: valores, ética, a posição do professor na sociedade, violência, enfim, um vasto campo de temas polêmicos pode atrair para uma única charge e, a partir da seleção, debater oralmente o que cada aluno pensa ao ver essa imagem. Após esse momento, refletir sobre as características desse gênero textual e produzir artigos de opinião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário