Segundo Oliveira
(2001, p. 265) “(...) os textos chargísticos constituem, por isso, uma vasta
memória social, sem a qual não poderia haver História, que só se constitui pelo
discurso. E ainda: “o que merece destaque, porém, é a imprescindível relação do
fato histórico com o texto chargístico, este, por recuperar aquele, torna-o
memorável. “
Por isso,
explicarmos para os alunos, estas características, chamar atenção para que se
atentem as esses fatos, torna-se o ponto de partida para o ensino desse gênero
textual. Por meio dessa conversa geramos um debate com as diversas opiniões,
contradições de ideia.
Devemos
selecionar a charge e trabalhar as estratégias de leitura, antes de comentar
qualquer característica dela. Por exemplo, essa charge:
Conversar com os alunos
sobre: valores, ética, a posição do professor na sociedade, violência, enfim,
um vasto campo de temas polêmicos pode atrair para uma única charge e, a partir
da seleção, debater oralmente o que cada aluno pensa ao ver essa imagem. Após
esse momento, refletir sobre as características desse gênero textual e produzir
artigos de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário